Monday, February 23, 2015

Família Chies em Ithaca

Dia 24 de novembro foi um dia muito esperado por nós: neste dia, a mãe, o pai e a Bina chegaram do Brasil para passar dez dias conosco!
Eles desembarcaram no aeroporto de Syracuse de manhã, às 09h30. Nós fomos até lá buscá-los, mas antes de voltar para Ithaca nós levamos os três para passear e almoçar no shopping Destiny USA. Passamos por várias lojas (este shopping é ótimo!) e depois almoçamos no restaurante PF Chang's, de comida chinesa. Muito bom!
Saímos de Syracuse às 15h30 e, ao chegar em Ithaca, passamos no Wegman's para comprar comida e coisas que eles gostam de beber, comer no café da manhã, etc.

Parte de doces e cereais do Wegman's
Impressionados com a seleção de cervejas!
Fomos direto para casa pois eles estavam muito cansados. Jantamos arroz, frango e legumes, e fomos dormir.

Dia 25, quarta-feira, foi o dia que programamos para começar nossa viagem para Toronto, aproveitando o break de Thanksgiving! A mãe sempre disse que queria conhecer o Canadá, então não havia melhor oportunidade para isso do que com os três nos visitando aqui em Ithaca, que fica a cerca de três horas de carro do Canadá :)
Saímos de casa às 09h e fizemos duas paradas no caminho antes de chegar à fronteira. Entramos pela imigração de Niagara Falls, bem tranquilamente (nem precisamos descer do carro, só apresentamos os documentos para o oficial). Logo em seguida paramos para almoçar em um restaurante chamado Kelsey's. Gostamos bastante e tinha um preço bom.



No caminho para Toronto, paramos em uma vinícola chamada Puddicombe Winery, para fazer degustação de vinhos. Gostamos muito e até compramos algumas garrafas. Ali mesmo já percebemos como os canadenses são simpáticos, a senhora que nos serviu era muito querida!




João apaixonado pelo "mascote" da vinícola
Querendo achar um jeito de levar todas as garrafas!


Só no vinho!
Pai querendo conversar com a senhora da vinícola, e nós tendo que traduzir tudo, rsrs!
Seguimos viagem e chegamos ao nosso hotel em Toronto, o Doubletree. Fizemos check-in e depois, como ele ficava bem perto do shopping Eaton Centre e do PATH (underground mall), fomos conhecê-los.

O Eaton Centre é lindo e tem muitas lojas e restaurantes
Decoração de Natal


O Eaton Centre tem ligação com o PATH, que é muito famoso. Ele é um conjunto de galerias subterrâneas que praticamente formam uma cidade. Na verdade, o nome se refere ao metrô, mas ao longo das estações foram construídas várias lojas, o que acabou formando este shopping que agora é conhecido como PATH. Como o Canadá tem um inverno longo e rigoroso, faz sentido ter muitas opções de lojas, restaurantes e entretenimento abrigadas do frio.
Jantamos na praça de alimentação do Eaton Centre, num lugar chamado Market Food to Go. Ele tem várias estações para você escolher o que quer comer (sanduíches, pizzas, hambúrgueres, sopa, sushi...). Aproveitamos que ninguém precisava dirigir e tomamos uma cervejinha. Menos a mãe, claro :)


No dia seguinte, acordamos cedo e fomos tomar café da manhã no restaurante do hotel. Uma delícia! Um pouco carinho, mas com a fome que estávamos, valeu a pena.

Começou a nevar enquanto tomávamos café... ainda bem que, em seguida, parou
Depois do café, saímos para andar pela cidade.

Pai e a estátua do seu "ídolo" Winston Churchill, que ele até parafraseou em um dos seus livros de registros das nossas viagens, rsrs! 
Perto do hotel ficava a Nathan Philips Square, famosa praça onde localiza-se a prefeitura de Toronto. Fomos até lá conhecê-la.

O contraste do antigo prédio da prefeitura com os prédios modernos
Parte da praça que, no inverno, é transformada em pista de patinação no gelo

Prédio atual da prefeitura
Depois começamos a andar pela Queen Street (na parte oeste à Yonge Street), que passa em frente à Nathan Philips Square. Chegamos ao prédio Osgoode Hall, que fica em uma praça lindíssima. O prédio, de arquitetura vitoriana, é o centro de toda a atividade judiciária da região de Ontário.






A praça
Pai não queria entrar no início, achando que seríamos rápidos batendo fotos. Doce engano...
Continuamos andando pela Queen St., que tem prédios históricos lindos.

Canada Life Building
De vários pontos da cidade, é possível enxergar a CN Tower


Passamos pela St. Andrew's Church e entramos. É sempre bom fazer três pedidos em uma Igreja na qual estamos entrando pela primeira vez :)




Depois disso apertamos o passo, pois tínhamos reserva para o almoço às 12h45 no restaurante 360, na CN Tower.

Chegando perto da torre!
No caminho, passamos pela David Pecaut Square, também muito bonita e bem cuidada (aliás, como tudo em Toronto).





Vecchios morrendo de frio esperando nós batermos as fotos :)
Depois que o pai começou a usar o iphone, virou um entusiasmadíssimo fotógrafo e cinegrafista! Rsrs!
Reparem que ele não larga a câmera nem quando está caminhando! Rsrs!
Enfim, depois de uma bela caminhada com muito frio :), chegamos à CN Tower! Essa torre, que é símbolo de Toronto e do Canadá, foi concluída em 1976 e, durante 34 anos, foi a mais alta estrutura "free-standing" do mundo, até a conclusão do Burj Khalifa (em Dubai) e da Canton Tower (na China). Mesmo assim, ela ainda é a mais alta estrutura do hemisfério oeste, com seus 553 metros de altura! Impressionante!




Entramos e nos dirigimos ao elevador que leva ao restaurante 360. Ele tem esse nome porque a estrutura sobre a qual ficam as mesas gira 360 graus, proporcionando uma vista espetacular de toda a cidade! Quando chegamos na mesa ficamos de boca aberta, a visão era linda demais! 351 metros do chão!






Vista do Lake Ontario, o lago que banha Toronto



Aeroporto para aviões de pequeno porte. Vimos vários decolando e aterrissando enquanto almoçávamos

A comida era excelente. O preço do almoço era fixo e permitia escolher uma entrada, prato principal e sobremesa. Aproveitamos e também pedimos um vinho. Foi uma experiência incrível!





Depois do almoço, descemos para o observatório da torre. É lá que fica o famoso "glass floor", um piso de vidro a 342 metros do solo! É meio assustador pisar nele pela primeira vez, a gente fica com uma sensação muito esquisita. Mas depois que pisamos, passou :)

Muuuito alto!



Também aproveitamos para ler informações sobre a torre. Bem interessante!


Saímos da CN Tower e fomos conhecer a Roundhouse Park, praça que fica em frente. Ali ficava o prédio onde eram reparados os trens à vapor da Canadian Pacific Rail, que ajudaram a desbravar e construir o país. Por isso existem alguns trens desativados e até o museu "Toronto Railway".







No prédio onde os trens eram reparados, existe hoje a cervejaria Steam Whistle. Li em um blog que essa é uma cervejaria super tradicional do Canadá, e que lá era só entrar e pedir uma "degustação" grátis da única cerveja que eles fabricam. Entramos super sem compromisso (eu que insisti porque coloquei no nosso "roteiro", hehe, o pessoal nem estava muito afim), mas acabou sendo super legal! A cerveja era excelente e nos divertimos bastante! A Biquinha até comprou souvenirs da cervejaria!

O prédio histórico




Olhem o tamanho "modesto" do copo da degustação!
Os ingredientes da cerveja
Cheers!
Após a visita à cervejaria, voltamos para o hotel, para descansar da caminhada :)

Vista do quarto da mãe, pai e Biquinha
Um pouco antes do jantar, fomos conhecer a Dundas Square, a "Times Square" de Toronto. Obviamente muito menor, mas bem legal, com letreiros luminosos inspirados na original.
Depois decidimos jantar novamente no Eaton Centre.

Na sexta, 27 de novembro, tomamos café da manhã no quarto e depois seguimos para Kensington Market, uma região famosa e descolada de Toronto. Mais uma vez eu tinha dicas do que fazer na cidade, obtidas nas minhas pesquisas online, hehe: primeiro fomos experimentar o café do Jimmy's Coffee, considerado um dos melhores de Toronto. A cafeteria era um amor e o café, realmente espetacular!

Esperando o café


Depois fomos experimentar os churros da Pancho's Bakery, também muito famosos. A gente não dá nada pela confeitaria quando passa na frente, mas ela realmente tem churros deliciosos!
Só a mãe e eu ainda tínhamos "espaço" na barriga para os churros, então só nós duas pedimos (ela com recheio de morango e eu de caramelo). Mas no fim, todo mundo quis um pedaço! Safados! Rsrs!

Esperando o cara fritar os churros na hora! Delícia!
Em seguida saímos para conhecer a região. Andamos pela Kensington Avenue: bonita, diferente, colorida, descolada. Adoramos!




Coxinha com catupiry brasileira! :)


Quando menos se espera, a torre aparece no horizonte...
Lojinhas do bairro






Pegamos o carro e partimos para Chinatown, pois li que lá era o melhor lugar para comprar souvenirs de Toronto. Realmente achamos coisas muito bonitinhas. Também aproveitamos e conhecemos a Dollarama, já que havia uma loja no bairro. A mãe adorou, ela adora essas lojas baratinhas, rsrs!



Dragon fruit, super diferente! 
Voltamos para o hotel para deixar o carro e, nessa hora, tivemos um pequeno incidente: o João estava estacionando o carro na garagem, não viu um tubo de ar condicionado saindo da parede na vaga e acabou quebrando o vidro traseiro do carro. Nada demais, mas chato uma coisa assim acontecer em uma viagem, né? Bom, fomos almoçar em um restaurante na Dundas Street, chamado Eat Fresh (comida média, mas a sobremesa e o atendimento eram excelentes), e aí o João e o pai saíram antes para levar o carro a uma vidraçaria de carros perto de Toronto. Como era um pouco longe, eles levaram algum tempo até voltar. Então nós três voltamos para o hotel para descansar um pouco e depois seguimos de táxi para a Distillery District.
Distillery Disctrict é um complexo de prédios históricos, onde antigamente funcionava a destilaria Gooderham & Worts Distillery, e onde hoje funcionam lojas, restaurantes, cafés, galerias de arte, oficinas de artesãos locais, etc. O lugar é lindo! Estava todo enfeitado para o Natal com luzes e com algumas apresentações de corais natalinos acontecendo, então estava tudo ainda mais encantador. Passeamos pelas lojas e a Biquinha até fez algumas compras.






Minha pesquisa dizia que neste local funciona a SOMA Chocolates, onde tomaríamos o melhor chocolate quente da cidade. Essa foi furada: não sei se pedimos o chocolate errado (pedimos o tradicional), mas não achamos nada demais. Na verdade, achamos até meio ruinzinho, aguado... Uma pena, mas pelo menos nos esquentamos lá dentro até o pai e o João chegarem.

Ao fundo, janela onde é possível ver o chocolate sendo fabricado
Finalmente o João e o pai chegaram para nos buscar, aí partimos para conhecer Old Toronto, mais precisamente o St. Lawrence Market. Ele é uma espécie de mercado público, super bonitinho e organizado. Gostamos bastante.






Compramos biscoitinhos para comer no café da manhã :)
Atravessamos a rua e fomos jantar em um pub que tinha uma decoração super charmosa, chamado The Jason George.




A comida estava muito boa e nós nos divertimos bastante conversando. No fim da noite o dono do pub veio se apresentar e conversar conosco, bem simpático. Até se ofereceu para bater uma foto nossa, mas pela qualidade da foto, dá para concluir que ele estava meio altinho, rsrs!

Toda desfocada, hehe!
Sábado era dia de voltar para Ithaca. Tomamos café da manhã no quarto, fizemos check-out e saímos às 09h30.
No caminho paramos em uma cidadezinha chamada Niagara on the Lake, que um senhor que conhecemos na Steam Whistle nos recomendou conhecer. Realmente um amor de cidade!







Chegamos à fronteira em Niagara Falls e, apesar do oficial ter feito mais perguntas e ter ficado mais tempo com nossos documentos (afinal, sair dos EUA é fácil, o difícil é entrar, rsrs), também foi tranquilo. O engraçado foi quando ele estava olhando os passaportes e chamando os nossos nomes. Quando chegou a vez de falar o nome do pai, ele tentou "Fra..., Fre..., Frei...". Sem sucesso, ele disse: "ah, quer saber? Frank!". Pronto! Chamamos ele de Frank o resto da viagem, rsrs!
Decidimos almoçar no Hard Rock Cafe (a Biquinha e o João adoram) que fica na entrada do parque das Cataratas, no lado americano. Estava muito bom! O DJ veio na nossa mesa perguntar se queríamos ouvir alguma música em especial, aí o João pediu "Paradise City" do Guns'n'Roses e o pai pediu qualquer uma do Johnny Cash. E não é que ele tocou mesmo? Foi bem legal.

Os nachos do Hard Rock Cafe são os melhores!


Quase chegando em Ithaca, o João quis fazer um agradinho para a sogra e parou em uma loja da Dollarama na beira da estrada. Ela ficou feliz da vida e comprou mais coisas, rsrs!
Chegamos em casa às 17h30, deixamos a Biquinha porque ela estava cansada e seguimos para o Wegmans. Compramos ingredientes para fazer sopa de legumes para o jantar.

Domingo, dia 29, foi dia de mostrar Ithaca para a Biquinha.


Começamos pelo campus de Cornell, mais especificamente pelo Sage Hall (prédio da escola do João). Vimos as salas de aula, a biblioteca e o saguão onde acontecem os eventos.



Uma das salas onde o João tem aulas

Depois batemos fotos em frente ao prédio.




Saímos para andar e chegamos à Sage Chapel, a capela do campus de Cornell. Bem neste horário (cerca de 11h) estava acontecendo uma Missa.
Depois vimos a McGraw Tower, um dos símbolos da Universidade.




Chegamos à uma parte do campus onde se tem uma das vistas mais bonitas do Cayuga Lake. Apesar do tempo nublado, a paisagem estava muito linda.





Depois entramos na Uris Library para conhecer a "biblioteca do Harry Potter" (a Andrew Dickson White Library), que fica lá dentro. A mãe e o pai também não conheciam, então foi um programa bem legal. Eles gostaram bastante.





Mami não gostou tanto assim, foi até se sentar, rsrs
Papi adorou, ficou super interessado nos livros
Até achou um livro em Português!



Pegamos o carro e, no caminho, paramos no World War I Memorial para bater fotos, pois esse lugar é lindo demais...







Passamos pela Ithaca Falls e pelo Stewart Park, mas não descemos do carro. Almoçamos no Panera Bread e seguimos para uma degustação de vinhos na vinícola Sheldrake Point. O pai adorou quando fez estas degustações na outra visita a Ithaca, então ele ficou super feliz quando chegamos lá. A Biquinha também, adorou!


Ouvindo as explicações da funcionária e traduzindo para o pai
João sentindo o aroma, pai virando até a última gota e Biquinha degustando elegantemente :)
Agora uma sequência interessante:

Primeiro o João bebericando...
... depois o pai...
... e por último a Biquinha!

Satisfeito com suas garrafas de vinho!
Os vinhedos
Cayuga Lake em frente à vinícola
Saímos da vinícola e fomos para a Taughannock Falls, para a Biquinha conhecer. A queda d'água principal ainda não estava congelada, mas as do lado sim. Lindo!



Querendo ver as águas congeladas lá embaixo...
Seguimos para a Ithaca Beer Co. para uma degustação de cervejas (ô dia alcoólico!). Pedimos dois samplers diferentes, de quatro cervejas cada. Gostamos da maioria!




No bar, esperando as cervejas
Um dos samplers
Depois de tomar as cervejas, nos divertimos num joguinho que eles têm em um canto do salão, no qual temos que deslizar discos por uma mesa tentando posicioná-los na faixa 3, na ponta inversa da mesa. Quem colocar mais discos nesta faixa, ganha.


Primeiro o João jogou contra a Bina:




Depois o João jogou contra o pai:





Depois a Bina jogou contra o pai:



E o meu triunfo sobre o João, infelizmente, não foi registrado. Rsrs!
Saindo de lá, fomos a um lugar que nem eu nem o João conhecíamos ainda: o flea market de Ithaca, chamado Found In Ithaca. Gostei! Coisas bem bonitas, diferente e com preço ótimo. Comprei um vaso de cristal lindo que quero levar para a nossa casa em São Paulo.

Típico mercado de pulgas! :)
No fim da tarde, passamos na loja de vinhos aqui perto de casa para abastecer nossa adega, hehe, e depois seguimos para casa. A mãe fez um estrogonofe delicioso para a janta.

Na segunda o João foi cedo para a escola e nós ficamos tomando café da manhã. Com um visitante nos observando da sacada...


Fomos para a TJ Maxx fazer compras, que acabaram durando a manhã inteira, hehe. Depois buscamos o João na escola e almoçamos no restaurante Taste of Thai, uma delícia como sempre. Deixamos o João na escola para as aulas da tarde e seguimos para o Walmart, que também rendeu ótimas compras. Fomos para o shopping e passamos na Pandora, Bath & Body Works e AC Moore. Voltamos para casa para tomar café da tarde e descansar um pouco, e aí fomos para a Bed Bath & Beyond e depois Dollar Tree. Também fomos à Pier 1 Imports, pois acho as coisas de lá lindas. A mãe e a Biquinha também gostaram.
Buscamos o João e partimos para casa. Jantamos sopa para tentar "desintoxicar" um pouco de tanta comilança, hehe.

Na terça-feira o João não tinha aula, então ele ficou conosco o dia todo. Passamos a manhã na Target, e então fomos almoçar no Taco Bell (a mãe ama os tacos de lá). Depois, como o pai adorou a degustação de vinhos, decidimos ir a mais duas vinícolas. Começamos com a Wagner Winery.
Quando chegamos lá, o tempo estava bom, mas em seguida veio uma "onda" de neve que cobriu tudo e mudou o céu totalmente! Foi bem impressionante! Ainda bem que, quando isto aconteceu, já estávamos lá dentro, saboreando os vinhos :)

Wagner Winery
Os vinhedos e o Seneca Lake, um dos lagos da região do Finger Lakes (onde Ithaca está localizada)
Escolhendo vinhos para comprar
A neve chegando!
Não se via mais o lago!


Sofrendo para bater fotos!
Correndo para o carro para se proteger da neve
Mas, claro, parando para bater mais uma fotinho (e o pai não abandona as filmagens no celular!)

Depois partimos para a segunda vinícola, a Thirsty Owl. Essa era nova também para mim e o João. Adoramos!

A neve continuando...
... e o pai seguindo firme nas fotos e filmagens!

João enfrentando a neve em busca de boas fotos
A funcionária da vinícola disse que, em um dia de sol, a vista que se tem do Cayuga Lake é incrível
Neste dia só se via a beira do lago atrás dos vinhedos, hehe
Corujas de pelúcia espalhadas pela vinícola ("coruja sedenta" é a tradução do nome da vinícola)
Escolhendo quais vinhos provar na degustação
Eu mandando ver!
Pobre mami não bebe, então fica sempre pacientemente nos esperando :)
Depois das degustações, fomos tomar café da tarde em um lugar que abriu há pouco tempo aqui em Ithaca, o Sarah's Pâtisserie. Eu estava bem empolgada para conhecer o lugar, pois ele é todo bonitinho, mas não achei nada demais. Os doces e o chocolate quente são bons, mas não tanto para me fazerem voltar lá... :(
Antes de voltar para casa para jantar, passamos na Bed Bath & Beyond novamente (a mãe e a Biquinha queriam comprar mais algumas coisas). Neste dia, jantamos uma lasanha deliciosa que a mãe já tinha deixado pronta.

Quarta-feira foi dia de aula para o João e outlet para nós! Tomamos café da manhã todos juntos, deixamos o João na escola e partimos para o Waterloo.

Pai protestando pois o café ainda não estava servido (detalhe é que, como vocês podem ver, a comida já estava na mesa)
Voltamos do outlet no fim do dia (com ótimas compras, por sinal), buscamos o João e fomos jantar com a Gabi, o Gui e o Dado no hibashi do restaurante Sumo. Foi muito divertido! Como o pai, a mãe e a Biquinha nunca haviam ido a esse tipo de restaurante, eles curtiram muito! Comemos super bem e nos divertimos com os "malabarismos" do chefe.


O restante da noite foi difícil... Era a mãe e a Biquinha de um lado tentando fazer as compras caberem nas malas, e o pai do outro apavorado fazendo a contabilidade da viagem. Rsrs!


Quinta-feira, dia 04 de dezembro, foi o dia da volta para o Brasil :(
Como eles tinham cinco malas enormes que não cabiam no porta-malas do nosso carro, tivemos que pedir o carro do Gui e da Gabi emprestado. Olhem o milagre que tivemos que fazer para as malas entrarem, hehe:

Malas apertadas!
Saímos para Syracuse e chegamos lá por volta de 13h. Almoçamos no PF Chang's do Destiny USA, demos uma volta pelo shopping e fomos para o aeroporto. Chegando lá, uma notícia ruim: o voo de conexão deles (de Syracuse para Washington) estava atrasado, o que faria eles perderem o voo para São Paulo naquela noite... A funcionária da United disse que eles poderiam tentar pegar esse voo mesmo e torcer para que o voo para São Paulo também atrasasse, ou pegar um voo para Washington no dia seguinte e seguir no voo da noite para São Paulo. Eles decidiram esperar pelo voo atrasado, mesmo. João e eu voltamos para casa e depois ficamos sabendo da saga que foi a volta: o voo acabou sendo cancelado, aí a United pagou pelo pernoite em um hotel. Na manhã seguinte eles pegaram um voo da Delta de Syracuse para Atlanta, e de lá seguiram para São Paulo. Dos males, o menor: a volta foi atrasada em um dia, mas pelo menos eles descansaram em um hotel...

Dessa vez a nossa tristeza por eles terem ido embora não foi tão grande, pois sabíamos que, em menos de dez dias, estaríamos indo passar as festas de final de ano no Brasil!