Wednesday, November 20, 2013

Castração da Kyra

Vocês sabem que há muito tempo eu pedia para o João para castrarmos a Kyra, não só pela questão do cio (que, no caso dela, durava quase 20 dias e dava o maior trabalho, já que ela usava fralda de tecido e precisávamos correr para tirar cada vez que ela dava sinais de que queria fazer xixi ou cocô), mas também pela saúde, pois fêmeas que não são castradas têm alto risco de desenvolver câncer de mama ou de útero. O João sempre relutou por medo da cirurgia, pois bulldogs não aguentam muito bem anestesias. Eu, apesar de saber que era a melhor coisa a fazer, no fundo também tinha uma pontinha de insegurança. Por isso me deu um frio na barriga quando o João chegou em casa dizendo que havia marcado a castração dela para a segunda-feira seguinte, dia 04 de novembro...
Como marcamos o procedimento no Cornell University Hospital for Animals, no setor de Companion Animals, fiquei mais tranquila, pois esta escola está entre umas das melhores escolas de Veterinária dos USA. As consultas e procedimentos são todos realizados por alunos da graduação, mas com a supervisão de residentes e professores. E posso dizer que foi tudo ótimo, graças a Deus! Ainda bem que esperamos para castrá-la, aqui ela foi muito bem atendida!

Levamos a Kyra para o hospital na segunda-feira de manhã, bem cedinho. A Crissy (estudante que fez o procedimento) nos explicou direitinho como tudo aconteceria: que ela passaria a noite lá (procedimento padrão para que o animal possa ser monitorado durante o período pós-operatório); que, por ser bulldog e ter um sistema respiratório mais complexo, ela precisaria ser examinada para ver se a entubação correria bem; e que ela faria exame de sangue para ver se a saúde dela estava boa. Deixamos nossa filhinha lá com o coração apertado, mas confiantes de que daria tudo certo.
No dia seguinte cedo recebemos uma foto da Kyra enviada pelo Daniel, aquele nosso amigo brasileiro que é veterinário anestesista e está terminando a residência neste mesmo hospital. Era ela acordando da anestesia! Olhem só a carinha de bêbada!

Que dó ver essa carinha!
Depois disso recebemos uma ligação da Crissy dizendo que havia dado tudo certo, mas que a Kyra precisava emagrecer porque ela precisou atravessar duas camadas de gordura antes de chegar nos órgãos! Rsrs! Também disse que encontrou e retirou uma massa do abdômen e perguntou se queríamos mandar para biópsia; dissemos que sim.
No meio da tarde fomos buscá-la, e recebemos os remédios que deveríamos dar durante dez dias e o colar cirúrgico que ela deveria usar por duas semanas (caso começasse a mexer no corte). Chegamos em casa certos de que precisaríamos ter o maior cuidado e atenção com ela, afinal era a sua primeira (e única, esperamos) cirurgia. Que nada! A Kyra é tão boazinha que parecia que nada havia acontecido! Só estava bem calminha e quietinha por causa da anestesia, mas só isso. Nem usar o colar ela precisou, não mexeu uma vez sequer no corte! É um amor!

Recebemos a Kyrinha com um travesseirinho novo, ela adorou! Aqui ela está assistindo seu desenho favorito, Bob Esponja! :)
Barriguinha depilada! O corte foi na parte mais escura desta linha no meio da barriga. Deve ter uns 10 centímetros.
No dia seguinte a Crissy ligou para avisar que poderíamos ficar tranquilos, pois a biópsia mostrou que a massa não era maligna.
Depois de uma semana levamos a Kyra para a consulta de revisão. Desta vez foi outra estudante que fez o atendimento, chamada Claudya. Ela disse que estava tudo ótimo e que o corte estava cicatrizando muito bem. Mas falamos sobre o pouquinho de sangue que estava aparecendo na urina (já havíamos mandado fotos para ela) e então ela colheu urina para fazer exames e ver se era infecção urinária. De qualquer forma, ela disse que era normal e que não precisávamos nos preocupar. 
Voltamos ao hospital no dia seguinte e vimos que o resultado do exame deu negativo. Então ela fez um exame na vagina e disse que parecia ser uma pequena infecção ali, por isso receitou dez dias de antibióticos. 
Demos os remédios direitinho e levamos a Kyra para uma nova consulta uma semana depois. A Claudya a examinou e disse que ela estava muito bem, mas mandou continuar os antibióticos porque ainda estava aparecendo um pouquinho de sangue. Nesta consulta aproveitamos para dar duas vacinas que estavam vencendo e tirar sangue para fazer o teste de heartworm. Coitadinha, saiu de lá toda picada!

Sou tão corajosa que nem reclamei quando tiraram sangue!
Agora ainda estamos dando os antibióticos e esperando o sangue sumir por completo. Já diminuiu bastante. O João tem enviado fotos para o novo estudante que está nos atendendo (eles fazem rodízio a cada duas semanas, então a Claudya já foi para outro setor) e ele ligou para dizer que parece estar tudo bem. Em 15 dias devemos levá-la novamente para consultar.
Ah, e ela vai começar uma dieta! A Claudya disse que é importante ela perder um pouco de peso para ajudar na respiração (o excesso de peso comprime a traquéia) e para não sobrecarregar as juntas. Então ela nos passou todas as orientações e indicou uma ração para controle do peso. Assim que a Kyra estiver 100% recuperada, vai entrar na linha! :)

3 comments:

  1. que bom que deu tudo certo!!! é uma querida mesmo!!!

    ReplyDelete
  2. Olá! Vi um post beem antigo de vocês em que a Vivi falava que tinha feito aulas de inglês na NYU. Estou pesquisando algumas escolas, fiquei bem interessada na universidade e adoraria conversar com alguém que já foi pra lá. Você pode me ajudar? Meu email é vanessa_dmk@hotmail.com

    Obrigada!

    ReplyDelete